Radar da transparência

Histórico de Chapadão do Céu

Autor: Mauri Wierrbicki

A Colonização da região começou ainda no século XIX, por volta de 1870, pelo Major Flavio Garcia de Souza que deu em herança para seu 3º filho José Garcia de Freitas por volta do ano 1900, a região que hoje compõe a cidade (Fazenda Formoso). Dona Amelia Garcia Cunha herdou a região da fazenda Santa Amélia e repassou para seu filho Alberto Rodrigues da Cunha administrar em 1947. Em 1951 casou-se com Nadir Garcia Barbosa. Tiveram 9 filhos: José Roberto, Paulo, Marcos, Maria Amelia, Marta, Márcia, Alberto Júnior, Nadir Filha e Ronan.

Nos anos seguintes construiu uma serraria na fazenda Santa Amelia e casas e currais nas fazendas Santa Amelia, Olho D`água, Rancho Azul, Quero-Quero e Alto Formoso. Continuou abrindo estradas na região e construindo diversas pontes.

Com a crise fundiária no sul do país, muitas pessoas procuravam novos espaços para se instalar. Muitos vieram para esta região, pois a tecnologia de correção do solo e a mecanização da agricultura tornavam a região altamente produtiva em grãos. O “Seu Alberto” – como era chamado – era um anfitrião prestativo aos recém-chegados, principalmente porque era empenhado no desenvolvimento da região.

Sentindo a necessidade de melhorias, decidiu juntamente com seus filhos, ainda na década de 1970, que seria necessário criar condições para dotar a região de infraestrutura.
Seu Alberto Rodrigues da Cunha Construiu as primeiras casas, em 1981, o posto de combustíveis, uma usina hidrelétrica no Rio Formoso, um poço semi-artesiano juntamente com uma caixa d’água. Em 21 de agosto de 1982, data de aniversário de Alberto Rodrigues da Cunha, foi colocada a pedra fundamental do loteamento Chapadão do Céu na inauguração do posto de combustíveis.

Primeiras casas da Agrovila
Inauguração do posto de combustíveis (21/08/1982)

Foram chegando famílias interessadas em se instalar e prosperar. O incentivo principal se deu com a criação da agrovila Chapadão de Céu, onde as famílias podiam fazer compras e colocar os filhos para estudar no Colégio Fruto da Terra.
Pode-se dizer que Chapadão do Céu nasceu junto com a escola, pois as pessoas começaram a mudar para o loteamento porque havia um local para os filhos estudarem.

Por que o nome de Chapadão do Céu?

A explicação que o “Seu Alberto” dava era de que vista de longe, por uma ilusão de ótica, a cidade parecia flutuar no céu, na divisa com o horizonte, além de, é claro, contar com as belezas naturais e luminosidade da região.
Para representar a nossa cidade no município sede de Aporé foram eleitos vereadores do nosso loteamento que batalharam intensamente para ter infraestrutura na agrovila. Sendo eles: Joênio Alves de Araújo, Fernando Justino de Morais, Oliveira José de Melo, e ainda o suplente Antônio Dórico da Silva.

No dia no dia 9 de dezembro de 1990, realizou-se o plebiscito para emancipação onde consta-se que “No cômputo geral, resultou: Setecentos e nove votos (709) “SIM”, Nove votos (9) “NÃO”, três (3) votos “BRANCOS” e um (1) voto “NULO”. No dia 16 de Janeiro de 1991 foi criado o município:

LEI Nº. 11.398, DE 16 DE JANEIRO DE 1991.

Art. 1º – Fica transformado em Município, com o topônimo de CHAPADÃO DO CÉU, o atual Povoado do mesmo nome, do município de Aporé, deste Estado, dentro dos seguintes limites, divisas e confrontações:(..)
Diário Oficial/GO. – nº. 16.147 – 18 de fevereiro de 1991)

Mapa político

Somente dez anos após a fundação do loteamento, Chapadão do Céu era elevado a município, tendo como prefeito eleito (1993-1997) Alberto Rodrigues da Cunha e como vice-prefeito Pedro Rodrigues Guerini (Pedro Pipoca). Um pioneiro na região, o outro pioneiro no município, sendo o primeiro morador da vila além do “Seu Alberto” e familiares.
A partir de então, Chapadão do Céu prosperou. A produtividade de grãos aumentou significativamente com tecnologia de manejo do solo, insumos e maquinas agrícolas. Estamos entre os maiores produtores de grãos do país. Também temos o setor canavieiro responsável por grande produção de etanol, tento de cana quanto de milho, sendo uma produção de alta tecnologia e referência na América Latina.

Na administração municipal já tivemos 8 eleições de prefeito e estamos na 8ª Legislatura da Câmara. O atual prefeito eleito Eduardo Pagnoncelli Peixoto repassou a administração para Vinicius Marcondes Camargo Terin.
Os vereadores da 8ª Legislatura são: Eunice Ficher Dalto (MDB), Mauri Wierrbicki( MDB), Gean Rubens de Souza(MDB), Diego Rodrigo Favero (União Brasil), Mirta Andres Schmitt Duarte(União Brasil), Jair Carneiro de Freitas Filho(PP), Paulo José Pacheco( PSB), Walter Rosa (PSB) e Euso Gomes Sousa(PSB).
A cidade tem várias lojas comerciais e instituições bancárias e setor industrial em expansão. Também tem diversas empresas de prestação de serviços e afins.

A área de nosso município é de 2184, 076 km2. A população é de 12870 habitantes e o gentílico é Céu-chapadense. A data de aniversário é 21 de agosto.

Fonte: WIERRBICKI, Mauri. Chapadão do Céu-GO: Maravilhoso é o sonho que se torna realidade. Goiânia: Kelps, 2012. 120 p.

Chapadão do Céu - GO

Aniversário: 21 de agosto